domingo, 13 de junho de 2010

O MAIOR XERIFE DE TODOS

Não tivesse realmente existido, o xerife Wyatt Earp seria somente mais uma lenda. Mas as marcas de sua existência e sua bravura estão em toda parte. Lendário xerife americano que conseguiu colocar ordem onde só a desordem e a bandidagem imperavam, Wyatt Earp é mais do que isso, mais do que um simples herói local esquecido no tempo: é um dos maiores heróis americanos de todos os tempos. Retratado em mais de 40 longas-metragens, já foi interpretado por atores de peso, como James Garner (duas vezes), Kurt Russell e Kevin Costner, entre tantos outros. Talvez quem conheça mais a fundo o personagem seja Hugh O´ Brien, astro do filme em DVD Wyatt Earp. O longa, na verdade, é uma retomada de sua história, a partir da terceira idade. Uma justa homenagem ao personagem interpretado pelo mesmo ator na série The Life and Legend of Wyatt Earp (que teve 165 episódios, divididos em seis temporadas, entre 1955 e 1961). O´ Brien é tido entre os americanos como o melhor Wyatt Earp de todos os tempos, assim como a grande maioria acha que Sean Connery é o verdadeiro e único James Bond.
Desta vez, o velho xerife volta à cidade que o imortalizou, Tombstone, reencontra velhos amigos e inimigos e relembra fatos ocorridos em sua época de ouro (com direito a cenas em flashback colorizadas retiradas direto da série), expulsa um bando de foras-da-lei da cidade e revela segredos de seu passado. Ação também não falta, afinal trata-se do xerife que aniquilou a bandidagem de Tombstone do mapa, no famoso duelo de OK Corrall. Seu fiel escudeiro Doc Holliday, que padecia de tuberculose na juventude aparece apenas em flashbacks, assim como seus irmãos e outras figuras que gravitavam ao seu redor.
De qualquer forma, é sempre um prazer assistir à trajetória de um herói de carne e osso. Um homem que fez da justiça sua meta e que conseguiu levar seus propósitos às últimas conseqüências numa terra de ninguém, onde a vida humana valia menos do que um prato de comida e onde a palavra de um homem era no fio do bigode. Grande diversão!

Nenhum comentário: